Thursday 18 February 2010

Inspirando, derivando ou pirateando?

Oi gente.
Sei que nao tenho sido muito boa em manter contato, mas a minha saude nao e boa e esta ultima semana ainda tive problemas com o meu computador, que estou tentando solucionar.
Hoje de manha recebi no meu mail um post de blog de uma mulher incrivel que eu descobri browsing o Scrapblogs e dai decidi seguir o blog dela na WordPress.
O noma dela e Leslie Sigal Javorek, mas de repente vcs ja encontrarao ela como IconDoIt, ja que ela faz freebies que podem ser usados em scrapbooking digital.
Se vc fala Ingles, eu aconselho ler a post dela
O que ela escreve tem a ver com o grupo que vai crescendo dia a dia de pessoas que lutam pela liberacao de direitos de artista,baseando se no fato que tudo na arte e derivado do anterior.
Na post, a Leslie mostra este video feito pela Nina Paley, uma das artistas que formao o grupo da Question Copyright.org , que explica bem melhor o assunto:

eu nao ando muito inspirada pra escrever esses dias, mas depois de ler o que ela escreveu, eu tive que colocar pra fora os meus pensamentos...

Trabalhei 33 anos no palco, tive grupos de MPB, de rock, participei em muitos musicais.Na minha vida professional ja vi muito plagio, muita pirataria.
E nessa era que a gente vive, o que mais raiva provoca em mim e como eu tenho que sempre estar clarificando pra minha filha (que tem 13 aninhos) como a musica que ela junto com as amiguinhas (e provavelmente um monte de adolescentes pelo mundo fora) achao que e desses grupos novos, quando a musica foi na verdade um hit dos 60,70 ou 80s escrito por gente muito talentosa, da altura do Stevie Wonder ou Phil Collins, pra falar so em alguns. Quem quizer ficar sabendo do verdadeiro autor tem que procurar muito e chegar na letrinha pequena....

Depois tem o fato do roubo de identidade na internet, do que eu ja fui victima,so fiquei sabendo porque umas amigas minhas no norte da Inglaterra conheceram uma mulher online que mostrava fotos minhas falando que era ela...
E ai entao vem o que interessa a gente no momento:
Eu amo o scrapbooking digital. Tem se convertido em terapia contra a dor, e uma forma maravilhosa de continuar na criatividade ja que, mesmo que eu nao deifiniria a mim mesma como deficiente fisica, tenho uma doenca cronica que tem cortado a maioria das minhas atividades criativas.

Eu nao navego muito pela net, mas suficiente pra poder afirmar que muita, muita pouca gente le os TOU (Condicoes de USo) nos kits, seja eles de graca ou tendo pago por eles,e aquelas pessoas que lem, bem poucas reconhecem, mencionao o artista, a/o designer...ate as/os designers eles mesmos: e fico de boca aberta de ver como elas/eles, que tanto insistem nos TOU deles que a gente deve dar reconhecimento e ate mencionar o kit usado (coisa dificil,se vc quer misturar elementos), eles mesmos so reconhecem os designers que venderam os elementos ou papeis em letrinha bem pequena, e nem mesmo falam o que foi feito por quem....
E tambem fico com um sentimento estranho no que eu vou descobrindo como um elemento ou outro, uma cluster frame, uma florzinha ou fitinha que eu achava ter sido feita por uma pessoa aparece em 5 ou 10 kits diferentes, de differentes designers...
Me faz ficar bem mais restrita nos designers em que eu gosto de gastar dinheiro.

So sei que os meus sentimentos com respeito ao Copyright sao confusos, porque, mesmo que a Leslie e os artistas da Question Copyright.org explicam bem como e importante e bom pra humanidade que a criatividade livre inspire pessoas a fazer trabalhos derivados....eu tenho me calejado muito na minha vida pra confiar pouco na raca humana no que diz a respeito do respeito....
Com politicos corruptos e um 70% da humanidade querendo so lucrar em tudo quanto for possivel....sei la.

Bom, mas estes aqui so sao pensamentos que nao chegao a lugar nehum...entao vou parar por aqui, mas tem um outro assunto que vem dando voltas na minha cabecinha, diz a respeito da atitude das/dos designers...
Embora nos somos muito mais abertos e expressivos e eu so tenho maravilhas a falar das designers Brasileiras que eu estou conehcendo, que nem a Giane ou a Silvia, quem mesmo nao sendo full on designer tem me ensinado muito nestas ultimas semanas desde que eu a conheci e inspirado pra dar forca na minha criatividade, nao posso falar o mesmo das mulheres Europeas, e nem mesmo de algumas dos Estados Unidos...e acho que vcs vao concordar comigo que a atitude da designer tem uma influencia enorme na hora de decidir o quanto a gente vai gastar...entao de repente eu farei um esforco pra escrever sobre isto...

Nao posso ir embora sem postar um pouquinho do que a gente ando fazendo:
Este LO eu fiz depois que semana passada nos fomos na casa da Cristina, uma outra patricia que mora aqui em Londres, casada com um *Finlandes Internacional* como ele mesmo se descreve, que fez feijoada completa pra nos.
O material que usei neste e da Rosemarie Pixel, do Pixel Scrapbooking. Ela e uma das minhas numero um nos freebies, tambem uma menina maravilhosa que tem sido um doce comigo. O template e o kit foi feito por ela pra quem faz o Projeto 365 ha umas duas semaninhas, eu acho que ainda esta no site pra baixar. Eu so mofiquei cor e fiz um elemento pra combinar:

Este outro foi feito com o kit Color of Music da Julie Marie designs ,(de repente tem um botao da Chriscraps, ja vou falar nela tambem em outa post) quem eu estou amando descobrir. Ela comecou este kit como freebie, eu gostei tanto que tive que voltar pra comprar...maravilha que eu pude bancar num desses dias de 1 dollar o kit na GottaPixel, mais o voucher de30% abatimento que a Julie Marie mesma tenha me enviado depois que eu fiz umas compirnhas na loja dela.

por ultimo novamente peco desculpas pelo teclado em Ingles, pelas minhas tremendas gaffes na gramatica, mas pelo menos estou fazendo esforco pra manter comunicacao e a criatividade.
Tenhao um dia maravilhoso :)

Labels: , , , , , , , ,

4 Comments:

Blogger Silvia Polidoro said...

Ahh mulher, sempre me surpreendendo. Lindo os LO's e obrigada por sempre citar meu nome.
Bjoo querida e um ótiimo dia pra você.
Sempre passo por aqui pra dar uma espiadinha ;)

18 February 2010 at 05:39  
Blogger Giane Designs said...

oi linda, td bem?? Mil desculpas pela demora d te responder, viu... ando numa correria aki, mas sempre q dá, tento dar uma passadinha aki pra postar ou ler os comentários, e fico muito feliz em vê-la sempre deixando um recadinho, viu!!! A, keria q soubesse, q todos kits meus, na loja Sweet Cotton Store, já alterei todos para arquivos .zip pra vc, viu... só n sei se dará certo... todo caso, tente baixar algo, e depois me fala se deu certo ou n, tá...

Bjos e fica com Deus!!!
Gi

19 February 2010 at 19:33  
Blogger Giane Designs said...

A, eskeci de falar: ARIGATOO GOZAIMASU (muito obrigada) por comentar d mim no seu blog, fikei toda boba aki, viu ;) Obrigada pelo carinho, e sempre q puder, estarei fazendo o possível e o impossível pra ajudá-la, ok!!! Peço mil desculpas novamente por n estar dando a atenção q merecia, mas, espero q me compreenda, tá...

Bjos e arigatoo pelo carinho...

19 February 2010 at 19:35  
Blogger Silvia Polidoro said...

Oii Cynthia, fico muito feliz com comentários como o seu. Pra ver os LO's em tamanho maior, é só clicar nele ... rsrsrs
Bjoo e ótimo domingo.

21 February 2010 at 08:14  

Post a Comment

Obrigada pelo seu tempo, todos os comentarios sao um pedacinho do meu coracao que cresce :)

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home